Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Páscoa



História da Páscoa e seu principal símbolo


O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica"pessack("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando oferece o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura".

Nas Unidades Escolares deve-se sinalizar a sua importância, pois deixamos para trás a situação do pecado e assumimos uma nova vida, sendo assim,  o  coelho, mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.  Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos. 

Aí está algumas ideias de lembranças para os nossos alunos:





http://elizinharocha.blogspot.com/2011/04/modelos-de-lembrancas-para-pascoa.html


Espero que aproveitem!!!
Bjks e Feliz Páscoa!

5 comentários:

  1. Olá Carla, adorei seu blog...
    Te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog Educar é Viver na aba ofereço), vc merece!!
    http://orientarpedagogos.blogspot.com/

    Também estou criando um blog para divulgar todos os blogs educacionais de qualidade e vc faz parte dele.
    Seja seguidora, traga o selo de qualidade (pegar na aba faça parte vc também) e indique blogs educacionais de qualidade!!!
    Seja bem vinda!
    http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

    Mil bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Compartilhar experiências é tudo.

      Excluir
  2. Olá, acabei de te conhecer através do "DIVERSOS BLOGS EDUCACIONAIS" e passei prá te conhecer. Amei o blog. Passa lá no meu cantinho pra me conhecer tb. Um abraço, Jo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Teremos muito para dividir.Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  3. Que legal! Gostei de sua criatividade. Bjks

    ResponderExcluir