Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

Teoria e prática educativa

Reflexão:   Como o processo de confrontar 
sistematicamente as representações da realidade com um 
sistema ou conjunto de sistemas conceituais articulados 
(teorias)? Desse processo podem resultar mudanças nas 
formas de representar a realidade,  nas teorias ou em 
ambas?  
Dadas tais definições, cabe notar que toda a 
atividade humana envolve, em alguma medida, tanto  a 
ação concreta sobre a realidade quanto a representação 
dessa realidade. Assim sendo, quando tomamos teoria e 
prática em sentido amplo, podemos afirmar que não há 
prática sem teoria, nem teoria sem prática. Isso equivale a 
dizer, também, que toda a  atividade humana envolve 
algum grau de reflexão. Não obstante, é preciso 
considerar que a combinação  entre prática, teoria
reflexão pode assumir formas muito diversas, variando de 
uma prática quase automatizada, com vaga consciência 
dos conceitos que a embasam, a uma teorização  quase 
sem relação com a realidade concreta. Nesses casos 
extremos, o que definimos como reflexão ocorre em  
escala muito reduzida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário