Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

Papel da escola diante das tecnologias

Vivemos numa sociedade onde a informação e a comunicação adquiriu uma enorme importância na educação, a qual, não pode permanecer alheia aos novos meios, base para posteriores aprendizagens e conhecimentos.
Tanto a escola como a família possuem importante papel na educação de seus filhos/alunos, porém a escola não deve ficar a margem das evoluções tecnológicas, necessitando de atualizações contínuas conforme as exigências do mundo atual. Sabemos o quanto é difícil essa adequação, mas como docentes não podemos fechar os olhos para os diferentes métodos de ensino, precisamos ampliar os conhecimentos, não só dos alunos como também nossos e estimular a utilização de um método atualizado e diferenciado em recursos.
Com o desenvolvimento da televisão educativa e a utilização dos meios audiovisuais na sala de aula surgiram novos olhares para os diferentes recursos de ensino, os quais, muitos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagens identificaram-se melhor, superando assim seus obstáculos.
Destacamos  a importância e a integração de novas tecnologias como recursos didáticos, como ferramentas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem, dos diferentes meios de informação, seja televisão, DVD, computador, entre outros e de estar contextualizado ao conteúdo aplicado no cotidiano e adequado ao ano de escolaridade, pois assim estará favorecendo o melhor entendimento por parte do aluno, além de lhe proporcionar uma aula diferenciada e prazerosa.
Portanto, com toda a evolução das tecnologias de informação e o seu acesso, seja através da escola ou familiar, destaca-se a importância de se chegar mais perto da realidade do aluno, por meio dos recursos utilizados no cotidiano escolar, pois assim, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem estará desenvolvendo diferentes práticas pedagógicas (ensinando e aprendendo) e ampliando o conhecimento de mundo de seu aluno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário